Eixo 4 - Mulheres no Mundo das Construções
- edifficandomarica
- 25 de nov. de 2015
- 1 min de leitura
O Eixo 4 tem como objetivo fazer com que a gente pense de forma mais complexa e integrada sobre a mulher em seu meio social (como é vista e tratada na sociedade), desde sua vida familiar até sua vida profissional e sua busca por igualdade em todas as esferas.
Todos sabemos que as mulheres já sofreram e sofrem muitos abusos e preconceitos. Essa é uma questão atual e amplamente discutida, que se desdobra em vários temas: os movimentos feministas; a igualdade de gênero e racial; a assistência à mulher, concretizada na SPM - Secretaria de Políticas para as Mulheres, que engloba todo tipo de auxilio; o tema da redação do ENEM 2015: “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira"; entre diversos outros.

Em alguns países, a mulher consegue ter maior reconhecimento e igualdade, como na Nova Zelândia e alguns dos países nórdicos, mas em outros como o Paquistão, Somália e Nepal, ainda há muito preconceito e desvalorização. No ambiente profissional, um exemplo de preconceito se encontra na área das construções, que é vista na maioria das vezes como um trabalho de gênero masculino.

Essa forma integrada de pensar visa fazer com que os participantes do projeto se conscientizem e percebam, de uma forma mais concreta, a realidade atual. Além de se inserir na luta pelos direitos e pelo respeito às mulheres na atualidade, o eixo 4 tem como objetivo conscientizar as próximas gerações, evitando futuros conflitos.
Devemos ter em mente que a mulher é tão importante quanto o homem e devemos respeitá-la em todos os seus meios.
Comments