top of page

Luz em Maricá


Fonte: http://extra.globo.com/noticias/

Vemos que a luz é muito importante no nosso cotidiano e sem ela não poderíamos fazer coisas simples, seja carregar um celular, assistir tv e coisas importantes como manter o funcionamento de equipamentos hospitalares.


No mundo em que vivemos hoje, somos dependentes quase 100% da energia, sem ela não poderíamos nos comunicar pelas redes sociais, nem mesmo você teria acesso a este blog.


Nós, alunos do Instituto Federal Fluminense, realizamos uma pesquisa de campo informal com moradores de Maricá nos bairros de Cordeirinho, Ponta-Negra, Barra de Maricá, com base nisso chegamos à conclusão de que a falta de luz se tornou um problema crônico.


Os moradores sofrem desde muito tempo com a falta de luz, os mais antigos afirmam: "há muita coisa para mudar". Dizem que se sentem inseguros em caminhar nas ruas, pois a escuridão ainda persiste. Pressionada pela população, a prefeitura foi "obrigada" a repor as lâmpadas defeituosas de iluminação pública das ruas.


No começo do ano, moradores de Maricá ficaram sem energia por mais de 24 horas por causa da sobrecarga na rede elétrica, devido ao grande volume de turistas no feriado e à ocorrência de um temporal no período. Devido a esta situação, acabaram perdendo seus bens, eletrodomésticos e mercadorias devido à demora do retorno da luz.


Por mais que muitas pessoas usem a rede elétrica no seu dia a dia, não há motivos para haver tantos prejuízos em função da ausência de uma infraestrutura adequada. É hora de mudança!



bottom of page